Um fato: a adolescência é uma fase difícil, de medos, inseguranças e curiosidades. Tudo isso faz ficarmos incompreendidos, revoltados e ariscos.
Esse comportamento tem a ver sobre como o cérebro humano amadurece, e as conexões cerebrais nesse tempo são diferentes, o que ajuda a ter falta de paciência e o temperamento mais nervoso.
Uma teoria é que, na adolescência, nos motivamos por atitudes que dão uma recompensa rápida, nunca pensando no futuro, e sim, sobre o presente.
Para avaliar, fizeram uma pesquisa com 50 pessoas de 8 a 25 anos, "é melhor um salário pequeno agora ou maiores no futuro?" As pessoas que preferiram o agora, impacientes, estão na adolescência.
Tudo indica que a preocupação dessas pessoas chega a medida que ficam maduras. Ressonâncias magnéticas revalam que, no caso dos adolescentes, um mecanismo cerebral sobre decisões é bastante ativo, isso explica a impulsividade.
Ainda que agir por impulso esteja presente em todas as fases, na puberdade pode ter consequências mais sérias, casos de violência, álcool e drogas por exemplo, já que, adultos tendem a ser mais sábios quando passam pelo mesmo.
0 Comments