Quando morremos tudo acaba ou continuamos a existir de alguma forma?
Segundo cientistas em um novo estudo realizado sobre as experiências de quase-morte, uma versão de “vida após a morte” pode ser uma realidade.
Os pesquisadores da Universidade de Southampton, na Inglaterra, investigaram mais de 2.000 casos de parada cardíaca de 15 hospitais em todo o Reino Unido, nos EUA, e na Áustria.
Esse foi o maior estudo sobre vida após morte já realizado, onde foi constatado que 40 % das pessoas que experimentaram uma parada cardíaca tinha algum tipo de “consciência” no período em que eles estavam “clinicamente mortos”.
Todas os participantes da pesquisa apresentaram algum relato a respeito do que viu “depois da morte” . Mas o mais surpreendente foi o relato de um homem de 57 anos que descreveu perfeitamente o que aconteceu durante a sua reanimação. Ele relatou ter ouvido dois bips vir de uma máquina que saia a cada três minutos – o que indica que sua experiência consciente durante o tempo em que ele não tinha batimentos cardíacos durou cerca de três minutos.
Essa consciência revelada por esse homem só pode ser possível se o cérebro não tiver sido desligado completamente, mesmo depois de seu coração ter parado de bater.
Mas de acordo com o pesquisador Dr. Sam Parnia, um professor de medicina, da Universidade de Stony Brook e ex-pesquisador da Universidade de Southampton: “Isso é paradoxal, já que o cérebro deixa de funcionar normalmente dentro de 20-30 segundos de parada cardíaca e não retoma de novo até que o coração seja reiniciado”.
Segundo o Dr. Parnia outros pacientes podem ter tido atividade mental após uma parada cardíaca, mas eles não são capazes de lembrar de eventos acontecidos durante o episódio, ou por causa do uso de drogas sedativas ou de alguma lesão cerebral.
Especialista na área afirmaram que as ideias recorrentes desta pesquisa vão de encontro as ideias da medicina de ressuscitação. Aquela que estuda sobre como o corpo morre, e o potencial para reverter o processo de morrer.
A pesquisa sobre a vida após a morte foi publicada na revista Resuscitation. Confiram!
A pesquisa sobre a vida após a morte foi publicada na revista Resuscitation. Confiram!
0 Comments